SOBRe

HISTÓRIA

Escola Adventista de Americanópolis

Em 1957, a primeira Escola Adventista da região de Americanópolis foi inaugurada com nome de “Escola Primária Ellen G. White”. Era uma escola muito pequena e humilde, não tinha pátio para os alunos, havia apenas uma sala de aula que ficava nos fundos da igreja, esta escola foi feita para atender as necessidades do bairro. Os responsáveis pela escola eram as próprias professoras, que na época eram apenas duas, uma professora ficava na escola de manhã lecionando para a 1ª e 2ª séries na mesma sala, a lousa era dividida ao meio, ficando uma parte para cada série, a outra professora lecionava pela tarde para a 3ª e 4ª série. O serviço de Diretoria, Secretaria e Tesouraria eram feitos por estas professoras. Cada período de aula tinha a média de 15 alunos.

Com a promulgação da Lei 5692/71, essa escola precisou ser fechada, antes mesmo da referida entrar em vigor, por não atender as exigências legais, emanadas da nova legislação.

Assim, por cerca de 8 anos a escola que funcionava nos fundos da igreja, esteve inativa. A comunidade da igreja local, incentivada pelo Pr. Pedro Barbosa do Nascimento, lutou pela sua reabertura. Sendo que em 1976, a escola passou a ter seu prédio próprio ao lado da igreja e reiniciou suas atividades. A princípio com cerca de 40 alunos no 1º ano (à tarde) e uma aluna no 2º ano (pela manhã), sob a liderança da Profa. Celina que atendia todas as funções escolares, tendo apenas uma auxiliar de conservação. Ao final desse ano de reinício, a escola possuía mais de 80 alunos matriculados, com apenas 1 sala de aula em funcionamento.

Em 1989 com a chegada do diretor Orlando Francisco Serpa teve a expansão da estrutura da escola, sendo adquirida mais um terreno onde foram construídos a Pré–escola, laboratório, sala de coordenação, áudio visual, biblioteca, depósito e sala dos professores. No ano de 1991 já tinham passado por nossa escola mais de 1000 alunos, agora a escola já tinha um corpo docente com 11 professores e 6 funcionários.

Na administração do Prof. Amarildo, a Cantina, a Biblioteca, a Secretaria, as salas da Direção e da Coordenação foram reformadas. Neste período foi implantada a Educação Infantil.

No período da Profa. Romercina funcionava um curso de Alfabetização de Adultos em parceria com a igreja local.

Quando o Prof. Gladmir dirigiu a escola, a quadra foi coberta e foram construídas as salas administrativas ao lado direito do templo. Além disso, foi adquirida uma casa, localizada na Rua Dois de Outubro, sendo a compra efetivada em abril de 2011.

Durante a gestão da Profa. Tânia, a casa recém-adquirida foi adaptada para abrigar a Educação Infantil. Os pequenos ganharam um espaço exclusivo muito lindo.  

Com o Prof. Acleto na direção, em 2014, a equipe administrativa e professores receberam um novo local de trabalho, amplo e arejado, com a compra do imóvel na R. Austrália, 183. E essa rua mudou o sentido de mão dupla para mão única. A cantina também ganhou um espaço maior. Além disso, foi obtida a autorização para o funcionamento da Educação Infantil na nova casa.

Após muitos anos de negociação, concluiu-se a compra do terreno ao lado da quadra, na gestão do Prof. Alexandre, constando dos registros em 15 de janeiro de 2016.

No ano de 2020, foi aprovado a construção de um novo prédio para modernizar a escola, oferecendo melhores instalações à comunidade escolar e à igreja local.

  • CONTATO
  • Austrália, 215 - Americanópolis - São Paulo/SP
    CEP: 04323-230
  • Telefone: (11) 2348-3800
  • WhatsApp: (11) 2348-3800
Educação Adventista
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter